Workshop interinstitucional Comunicação intercultural e culturas de ensino: uma comparação entre a Alemanha e o Brasil

12 de Agosto de 2011

A área de Alemão do Centro de Letras e Comunicação e o Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais(Dipi) da UFPel realizarão o Workshop interinstitucional “Comunicação intercultural e culturas de ensino: uma comparação entre a Alemanha e o Brasil”, ministrado pela professora Katrin Nissel, da Universidade de Bremen – Alemanha, no dia 17/08/2011, quarta-feira, das 13h30min às 18h30min, no Campus Porto, antigo Anglo. As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail nilse_schneider@yahoo.com.br,  até o dia 15/08/2011, segunda-feira. O Workshop será preponderantemente em alemão. Será fornecido certificado. A sala de realização do evento será confirmada nos próximos dias.

Conteúdo do Workshop:

- O que significa “cultura”?
- Diferentes formas de percepção e comunicação impregnadas pela cultura de origem (comunicação direta / indireta / high-context e low-context comunication).
- Que importância tem o estabelecimento de uma relação pessoal entre colegas de estudo e de trabalho (universalismo / particularismo)?
- Diferentes entendimentos de lidar com o tempo.
- Como a gente pode trabalhar de uma maneira construtiva em equipes bi-culturais?
- Em que se diferenciam os papeis assumidos ou outorgados do aluno e do professor na Alemanha e no Brasil?