No ano de 2005, o professor Florismar Thomaz, hoje coordenador da Uniperiferia, aprovou o Projeto Casa Brasil junto ao CNPq, tendo a ONG AMIZ como proponente, o Comitê de Desenvolvimento Dunas (CDD) como parceiro estratégico e a ONG GAMP como apoiadora, constituindo ações colaborativas integradas que passaram a ser conhecidas como Rede Vidadania.
Em 2006 foram implantados no prédio da Incubadora do CDD quatro módulos pedagógicos de inclusão digital: Observatório de Segurança e Proteção da Vida; Telecentro; Biblioteca/ Sala de Leitura; e Auditório.
A partir de 2008, desenvolvendo tecnologias e metodologias de comunicação à distância, a Uniperiferia integrou-se ao movimento extensivo do Open FSM, culminando com a criação da Rede Internacional EmComun de Empoderamento de Comunidades Populares.
Em 2011, em parceria com a Faculdade de Educação da UFPel (FaE), a Uniperiferia aprovou o Projeto Transformatório Social de Informação e Comunicação Dunas-Mundo, para estimular o fortalecimento da organização autônoma da comunidade Dunas, através do CDD, articulada com a Rede EmComun do Open FSM.
Nesta sexta-feira(12), no prédio do CDD, estará sendo reinaugurado o Projeto Casa Brasil, agora denominado de Transformatório Social Dunas-Mundo. A cerimônia acontece a partir das 14h no CDD, na avenida Ulisses Guimarães, 2057 - Loteamento Dunas, com participação de autoridades representativas dos três níveis de governos e parlamentos, da UFPel, de ONGs locais, funcionários públicos e moradores do Loteamento Dunas.
Na ocasião, haverá apresentação das novas instalações da Incubadora do CDD:
1) Centro Telemundo de Inclusão Sócio-digital,
2) Sítio Multimundo de Exploração Linguística,
3) Estúdio CasaMundo de Cultura Multimídia,
4) Sítio EmComun de Comunicação Expandida.
Haverá ainda exposições artísticas de Artistas Visuais, representações do Grupo Afropel, da ONG Anjos e Querubins, do Centro Cultural Odara, de músicos infantis e jovens do Dunas e ComunicAções criativas á distância, nacionais e internacionais, via Skype, no endereço: dunas-redeemcomun-sfex.
Confirmaram presenças o vereador Eduardo Leite, presidente da Câmara Municipal de Pelotas, um representante do prefeito municipal, representante da deputada estadual Miriam Marroni, o professor Círio Almeida, representando o Governo do RS, um representante do deputado federal Fernando Marroni e o professor João Nelci Brandalise, representando o reitor da UFPel.
Após, haverá uma confraternização entre autoridades, lideranças locais e moradores, ao som de músicas produzidas no Estúdio CasaMundo por moradores do Loteamento Dunas.