Nos dias 18 e 19 de agosto estará em Pelotas o pianista Bruno Amalfitano, argentino da cidade de Mar Del Plata, que chega ao Rio Grande do Sul para apresentar um repertório exclusivamente dedicado a compositores argentinos. Neste evento está sendo divulgado um grupo de composições que dificilmente serão ouvidas novamente em Pelotas. Trata-se de uma turnê englobando compositores de carreira que se dedicaram à produção de música para piano de concerto.
Obras de cunho nacionalista argentino e outras de abordagem estética mais universal serão apresentadas em um recital às 19h30min do dia 18 no Conservatório de Música da UFPel. O jovem músico vem apresentando este trabalho em várias cidades argentinas, e recentemente esteve no México e na Bélgica. Depois de passar pelo Brasil, onde apresentará recitais e palestras na UFRGS e na UFPel, ainda irá até o Chile para concluir seu giro internacional.
Além do recital, Bruno Amalfitano dará uma conferência onde discorrerá sobre os principais compositores argentinos desde o século XIX até fins do século XX, citando obras, nomes e correntes estéticas distintas em um apanhado histórico realçado pelo foco de um nativo que desenvolve pesquisas sobre o assunto. A entrada é franca para ambos os eventos.
Trata-se de uma oportunidade única para prestigiar, desfrutar e conhecer o repertório pianístico de nossos vizinhos irmãos, os quais têm muito de sua cultura em comum conosco.
O evento conta com o apoio do Consulado Geral da República Argentina, através do empenho do cônsul geral adjunto da Argentina em Porto Alegre, Júlio Devoto Martinez.
Serviço:
“Um Panorama da Música Argentina para Piano” com Bruno Amalfitano
18/08/11, quinta, às 19h30min: Recital de piano solo
19/08/11, sexta, às 18h15min: Palestra - A Música Pianística Argentina (idioma: espanhol).
Onde: Conservatório de Música da UFPEL (R. Félix da Cunha, 651).
Coordenação Geral: Prof. Germano Mayer