UFPel participa de lançamento de pesquisa da Andifes

10 de Agosto de 2011

A Universidade Federal de Pelotas participou no dia 3 de agosto do seminário “Assistência Estudantil e Política de Expansão”, realizado pela Andifes. No encontro, aconteceu o lançamento do relatório “Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das IFES Brasileira”. A UFPel teve participação na pesquisa, que foi aplicada em 2010 para os estudantes da Instituição.

A publicação é uma iniciativa da Andifes com a finalidade de conhecer a vida social, econômica e cultural dos estudantes de graduação presencial das Universidades Federais brasileiras e a partir das informações, construir políticas públicas apropriadas.

Estiveram presentes no Seminário o vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Carmen de Fátima de Mattos do Nascimento.

Sobre a pesquisa:

A pesquisa traz informações sobre a classificação econômica dos estudantes, sexo, raça, cor, etnia, moradia, trabalho, Internet, escolaridade dos pais, dentre vários outros aspectos relevantes para assistência estudantil. A análise foi feita por 22.649 estudantes das federais.

A pesquisa mostrou que 56% dos alunos das universidades federais utilizam o transporte público para ir à universidade. Cerca de 18% vão de bicicleta, a pé ou de carona e apenas 21% usam transporte próprio.

Cerca de 43% dos estudantes das universidades federais são das classes C, D e E. O percentual de alunos de baixa renda nas instituições das regiões Norte são de 69%, Nordeste 52% e no Sul 33%.

Os dados obtidos em 2010 indicam que as mulheres ocupam a maioria das vagas: 53,5%. Jovens na faixa etária de 24 anos são 75% dos estudantes.

A casa dos pais é a moradia da maioria dos alunos, 55,5%. Quase 10% vivem em repúblicas estudantis e pouco menos de 7% moram sozinhos. O acesso à moradia estudantil na universidade ou custeada pela instituição ainda é baixo: apenas 2,5% conseguem o benefício.

A Internet é a principal fonte de informação dos universitários das instituições federais: 70% a utilizam para ter acesso à informação. Apenas 20% dizem que se informam pelos telejornais. O jornal escrito, o rádio e a revista tiveram os seguintes percentuais: 3,27%; 1,10% e 0,84% respectivamente.

A rede pública de saúde é amplamente usada pelos estudantes da classe C, D e E: 41,7% a utilizam. A porcentagem que busca o Plano de saúde ou rede particular somam 54,7% e a maioria são da classe A e B.

Confira o relatório completo no arquivo relatorio_do_perfil_dos_estudantes_nas_universidades_federais.pdf