Professor do ICH participa de evento na USP

10 de Agosto de 2011

O professor Paulo Possamai, do Instituto de Ciências Humanas da UFPel participará do evento VII Jornadas Internacionais de História das Monarquias Ibéricas- seminário Produzindo Fronteiras: entrecruzando escalas, povos e impérios na América do Sul, que se realiza no período de 24 a 26 de agosto, na Universidade de São Paulo (USP).

O evento tem como objetivo discutir a construção da autoridade política nas regiões de fronteira entre os impérios ibéricos. Especialmente nas zonas onde o exercício da soberania portuguesa e castelhana não era direto, mas mediado por diferentes atores, interesses e dinâmicas locais.

As mesas de debate terão como objetivo dimensionar o peso das interpretações fixadas pela historiografia oitocentista e reiteradas pela historiografia contemporânea. Tais perspectivas, tenderam a confundir o processo de formação do espaço nacional com as narrativas de fixação de suas fronteiras externas.