Química na Metade Sul é tema de workshop

9 de Agosto de 2011

Será em 5 de setembro de 2011 o Workshop “A Química na Metade Sul do Rio Grande do Sul: Avanços e Perspectivas”, realizado pela Escola de Química e Alimentos – EQA, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) através do Núcleo de Química. Toda comunidade acadêmica está convidada a participar do evento.

De acordo com o professor Ednei Primel, da EQA/Furg, em face das comemorações do Ano Internacional da Química-AIQ, do desenvolvimento e do avanço da área da Química na metade sul, pretende-se discutir no workshop aspectos relacionados ao ensino, à pesquisa e ao mercado de trabalho desta área na região.

Para tanto, estarão proferindo palestras os professores dra. Solange Cadore (Unicamp), o dr. Hugo T. S. Braibante (UFSM), e Fábio Andrei Duarte (Furg), evidenciando aspectos relacionados ao ensino de Química nos cursos de graduação e pós-graduação, aos avanços e perspectivas da Química no Brasil e Metade Sul. Também palestram os Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Furg, e das Federais de Santa Maria e Pelotas, sobre a pesquisa, avanços, incentivo, assimetrias regionais em cada Instituição.

Ainda serão palestrantes o diretor técnico da Secretaria Estadual de Ciência e Inovação Tecnológica - SCIT/RS Luciano Andreatta, sobre os Pólos Tecnológicos e Parques Tecnológicos; o Prof. Dr. Marcelo d’Oca (Furg) e o Dr. Leonardo Bacelar (Cenpes-Petrobras) sobre Interação Empresa/Universidade. Por fim, a Profa. Dra. Nádya P. da Silveira (UFRGS) - diretora científica da Fapergs - proferirá a palestra Pesquisa e Inovação: A Metade Sul em Destaque”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link http://www.inscricoes.furg.br/form_inscricao.php?id_evento=33&nova=1. Programação completa, informações e contatos podem ser feitos através do sítio da EQA/FURG: www.eqa.furg.br