Engenharia Hídrica conclui mais um módulo da Capacitação e Difusão de Conhecimentos e Práticas em Recursos Hídricos

4 de Agosto de 2011

p8020411.JPG O curso de graduação em Engenharia Hídrica, juntamente com os pesquisadores de seus grupos de pesquisa em “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” e “Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos”, concluiu mais um módulo do programa de capacitação em Recursos Hídricos vinculado ao Edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA Nº 48/2008.

p8020402.JPG Dentre as atividades realizadas no módulo de “Uso de perfiladores acústicos para medição de correntes e vazão em recursos hídricos”, foram realizadas medições de correntes e vazão no Canal São Gonçalo utilizando um perfilador acústico de correntes por Doppler (ADP) acoplado à uma embarcação. Após a coleta de dados nesta atividade prática, os alunos puderam trabalhar os resultados no Laboratório de Informática Aplicada do curso de Engenharia Hídrica.

O módulo contou com a participação de profissionais de diversas instituições atuantes na área de recursos hídricos, de alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes instituições do país. Foi oportunizada aos participantes uma atualização em referenciais teóricos e a realização de atividades práticas relacionadas à temática.

Na tarde desta quarta-feira(3) iniciou o segundo módulo destas capacitações, sendo ele “Engenharia de Irrigação: Métodos e Equipamentos para Irrigação Pressurizada”, que será ministrado pelo professor da UFPel, dr. Lessandro Coll Faria.

O grupo da Engenharia Hídrica manifesta satisfação em concluir mais uma etapa de muitas atividades já iniciadas e que terão continuidade em vista à demanda por capacitação e treinamento nesta área.