Aconteceu de 11 a 15 de julho na cidade de São José dos Campos o XV Congresso de Folclore. O encontro teve presenças marcantes como: Lourdes Macena - presidente da Comissão Nacional de Folclore; Luís Fernando de Almeida – presidente do IPHAN; Cláudia Márcia Ferreira – diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular além de representantes das comissões estaduais de folclore paulista, gaúcha, mineira, fluminense, amapaense, pernambucana e entre outras.
O coordenador do Núcleo de Folclore Thiago Amorim e a aluna extencionista Sabrina Marques estiveram presentes e representaram a UFPel participando com dois trabalhos voltados ao folclore do Rio Grande do Sul. Thiago participou do Grupo de Trabalho “Festas e folganças” apresentando parte do trabalho que foi tema de sua tese de mestrado: Liminaridade e inversão no Carnaval Brasileiro do Sul. Já a aluna de pós-graduação em Artes – Patrimônio Cultural fez parte do grupo “A música nossa em todos os sons” onde falou da música nativista através do trabalho: Memória de músicos: a importância do Reponte da Canção para a formação da questão nativista.
Durante o congresso ainda estava acontecendo o X Festival da Cultura Paulista Tradicional – Vale do Paraíba, que ocorre todos os anos com o “Revelando São Paulo” onde encontrava-se em um espaço multicultural artesanatos de várias localidades incluindo dos índios da região, culinária local, danças, festividades e rituais como: Jongo, Batuque, Catira, Violeiros, os tradicionais Bonecões, Tropeiros, Romeiros e a Folia de Reis. Além das manifestações paulistas participaram estados convidados como o Congo de Oeiras do Piauí e o Boi da Fé em Deus do Maranhão.
A semana foi de uma riqueza indescritível para os pesquisadores e apreciadores de folclore, o que fez com que os integrantes do Núcleo de Folclore da UFPel trouxessem em suas bagagens muita coisa boa advinda da troca de experiências com os mais diferentes folcloristas deste país. A rede de contatos criada no congresso com certeza trará ao NUFOLK grandes oportunidades para novas ações que devem se iniciar já no segundo semestre de 2011.