Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Conservação e Restauro promove encontro sobre segurança de acervos e implantação do Comitê do Escudo Azul

15 de Julho de 2011

evento-escudo-azul.JPG No dia 4 de agosto próximo, o Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas da UFPel irá realizar o I Encontro sobre ações de resgate de acervos culturais, com a implantação do Comitê Regional do Escudo Azul.

O evento, que ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel, contará com palestrantes do Brasil e do exterior (ver abaixo a divulgação e documentação para inscrição). Para participar do evento é necessário o preenchimento de ficha própria e envio da mesma para o e-mail escudoazulgaucho@gmail.com, que também pode ser utilizado para dúvidas e informações.

Os Cursos de graduação em Conservação e Restauro, Museologia e o Mestrado em Memória e Patrimônio da UFPel irão criar o Comitê Gaúcho do Escudo Azul, com sede na UFPel. O Escudo Azul é uma organização internacional profissional independente, que trabalha em parceria com a Unesco e mantém um programa internacional voltado à realização de ações que deem respostas a situações de emergência que coloquem em risco o Patrimônio Cultural. O Escudo Azul tem sua sede internacional no International Council of Archives, em Paris, e equivale à Cruz Vermelha Internacional; neste caso, ele está voltado à preservação do Patrimônio Cultural em risco. A organização visa articular um movimento internacional dos países, objetivando a salvaguarda e proteção dos bens culturais no mundo.

A declaração da reunião dos comitês do Escudo Azul, realizada em Haia, em setembro de 2006, estabeleceu a criação de uma Associação dos Comitês Nacionais do Escudo Azul, dividindo as funções administrativas e de informação com as do Escudo Azul. Os Comitês têm sido criados em diversos países e trabalham pela conscientização dos perigos que sofre o patrimônio cultural.

O Comitê Brasileiro do Escudo Azul pode autorizar a criação de novos comitês em outros estados, sob a sua tutela, como órgão central sediado no Rio de Janeiro. O Brasil é o único país que está criando comitês regionais. O primeiro Comitê criado foi o Comitê Baiano do Escudo Azul na Universidade Federal da Bahia. O Comitê Paulista do Escudo Azul foi criado em dezembro de 2008 e, em novembro de 2010, foi criado o Comitê Mineiro do Escudo Azul, situado na UFMG. A página na web do Comitê Brasileiro do Escudo Azul está sediada no endereço www.escudoazul.arquivonacional.gov.br.

Apoiam este evento a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul (ACOR-RS), a Secretaria de Cultura Municipal de Pelotas, o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel, o Curso de Museologia do ICH/UFPel, Grupo PET do Curso de Conservação e Restauro do ICH/UFPel e a própria Universidade.

Banner do evento e a ficha de inscrição podem ser encontrados para download no link abaixo.

http://conservacaoerestauro.wordpress.com/2011/07/12/i-encontro-sobre-acoes-de-resgate-de-acervos-culturais-e-implantacao-do-comite-regional-do-escudo-azul/

 

 

Seção: Eventos · Notícias