Diretor da Petrobras visitará UFPel em setembro. Empresa pode garantir apoio técnico e estrutural a Engenharias Geológica e do Petróleo

11 de Julho de 2011

Em profícua reunião com o diretor de Engenharia de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, agendada pelo deputado federal Fernando Marroni, na última sexta-feira(8), o reitor da UFPel, professor Cesar Borges, e o coordenador dos cursos de Engenharia do Petróleo e Engenharia Geológica, professor Luis Eduardo Novaes, foi confirmada a visita do diretor da estatal às instalações da Universidade, no dia 29 de setembro, quando também participará de um seminário organizado em função do Dia Mundial do Petróleo.

O agendamento da visita foi o primeiro passo na tentativa de obter o apoio estrutural e financeiro da Petrobras aos dois cursos da Universidade. No encontro, foi apresentado ao executivo da empresa um detalhamento dos cursos, que atualmente têm 300 alunos, mas que deverão ter o número de vagas triplicado nos próximos anos.

Segundo o reitor Cesar Borges, a aproximação com a Petrobras tem como principal objetivo dotar os cursos de laboratórios adequados e de professores. “Precisamos de estrutura e de experiência para qualificar e, principalmente, alavancar os nossos cursos, o que os colocarão em outro patamar”, observou.

Na avaliação do deputado Fernando Marroni, presente à reunião, a possibilidade de confirmação da existência de petróleo no litoral sul do Estado abre um novo horizonte tanto para a Petrobras quanto para a UFPel e investir em mão de obra e pesquisa é essencial. “Estou esperançoso no sucesso dessa parceria, pois a graduação desses cursos precisa ser diferenciada” acentuou.

Além de confirmar a visita em setembro, Estrella deve encaminhar ainda nesta semana uma consulta à Unidade de Patrocínio da Petrobras com o objetivo de saber sobre a possibilidade de destinação de recursos à Universidade e, também, como poderia ser feita a seleção de profissionais com experiência de mercado para lecionar nos cursos.

“Temos total interesse em auxiliar a UFPel pois o polo naval está em Rio Grande e existe uma boa perspectiva com relação aos estudos nos poços mapeados na Bacia Pelotas”, disse o executivo.

Estrella comprometeu-se, ainda, em se reunir com os diretores das empresas terceirizadas da estatal no polo naval de Rio Grande para discutir a possibilidade de investirem no curso da UFPel.