O Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas está desenvolvendo, em parceria com a Brigada Militar de Sant’Ana do Livramento, o 1º Curso Binacional do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). O curso está sendo gerenciado pelo 2˚ R P Mon.
O reitor Cesar Borges visitou o curso na última terça-feira (5). Cesar Borges foi recebido pelos integrantes do curso que fizeram uma pequena explanação sobre a importância da parceria entre a Brigada Militar e o Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas, mencionando que a iniciativa é a primeira a ser ministrado em nível binacional no mundo.
A iniciativa une instituições brasileiras e uruguaias que participam em conjunto de atividades com o objetivo de promover o conhecimento da realidade e as melhores formas de combater, inibir e auxiliar jovens envolvidos com drogas, trazendo por consequência a violência.
O reitor Cesar Borges ressaltou que a finalidade das instalações é proporcionar à comunidade da fronteira da paz um espaço para eventos, reuniões e cursos, sendo o Centro um espaço para tratar e fomentar todos os assuntos envolvendo a temática fronteira em suas múltiplas fontes de pesquisa e conhecimento.
No final da fala, o reitor colocou o Núcleo de Estudos Fronteiriços a disposição para a implantação de um espaço de formação do Proerd voltado ao Mercosul, tendo a Brigada Militar como o idealizador da iniciativa.