Reitor visita a exposição da 8ª Bienal do Mercosul na fronteira Livramento-Rivera

5 de Julho de 2011

bienal-no-nef-3.JPG O reitor da UFPel, Antonio Cesar Borges, esteve no último dia 4 de julho visitando as exposições de arte do mexicano Sebastián Romo. A exposição acontece no Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, em Santana do Livramento.

Sebastián Romo percorreu de motocicleta regiões da fronteira Brasil-Uruguai, incluindo Santana do Livramento e Rivera. Segundo o artista, a experiência da viagem permitiu refletir sobre temas intangíveis como deslocamento, invisibilidade, tempo, limite e a ideia de transformação. Ainda de acordo com Romo, a utilização de uma moto como meio de transporte permitiu expor o próprio corpo à paisagem e aos meios.

Por meio de anotações, colagens, desenhos, fotografia o artista construiu narrativas, arquivos, roteiros, crônicas poéticas que são registradas em fotos, vídeo, cadernos, mapas e outros suportes, expostas no saguão do Núcleo de Estudos Fronteiriços.

Durante os dias 22 e 23 de junho, Romo desenvolveu atividades em uma escola de Santana do Livramento e outra de Rivera onde, junto com as crianças, criou uma série de moldes de cimento. Romo participa do projeto Cadernos de Viagem, em que nove artistas de diferentes nacionalidades percorrem regiões do Rio Grande do Sul e, a partir desta experiência, produzem uma obra para a 8ª Bienal do MERCOSUL. A entrada é franca e a exposição fica em cartaz até o dia 24 de julho no Núcleo de Estudos Fronteiriços, na fronteira Livramento-Rivera.