Professor do IFSul palestra no PPGQ

4 de Julho de 2011

O Programa de Pós–Graduação em Química (PPGQ) do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFAL) da UFPel promove no dia 06 de julho, às 14h, no Mini-Auditório do CCQFAL, o seminário “Métodos de Estrutura Eletrônica em Química Teórica”, ministrado pelo professor do Instituto Federal Tecnológico Sul-rio-grandense, dr. Leonardo Uhlmann Soares.

Desde a década de 20 a Química Quântica tem evoluído tanto metodologicamente como conceitualmente. Alguns princípios fundamentais, tais como o modelo de Hartree-Fock e a aproximação de Born-Oppenheimer serão apresentados nesse seminário, que enfatiza algumas das relações físicas e um pouco das ferramentas matemáticas próprias da área. Também serão apresentados tópicos como teoria de Perturbação e o Método de interação de configurações.

Sobre o palestrante:

Leonardo Uhlmann Soares: Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Tecnológico Sul-rio-grandense - IFSul, doutorando em Química Teórica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aluno do curso de Física da Universidade Federal de Santa Maria na modalidade EAD. Tem experiência docente em ensino superior nas áreas de Físico-Química e Bioquímica. Realiza pesquisa na área de Físico-Química Teórica.