Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA) participa de atividades no Uruguai

1 de Julho de 2011

Professores, pesquisadores, discentes ligados ao Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA) viajam, de sexta-feira a domingo(1º a 3), aos departamentos (estados) de Tacuarembó e Durazno (Uruguai), através do Projeto Viagem Etnográfica Ameríndia. Convidados pelo NETA a participarem dessa atividade, viajarão no ônibus colegas da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No Uruguai todos serão recebidos pelo historiador Oscar Padrón Favre, diretor do Museo Histórico Casa de Rivera (Durazno).

Esse projeto visa, primeiro, a troca de conhecimentos teóricos e metodológicos nas áreas de Etnologia Ameríndia, Arqueologia e História do Rio Grande do Sul e do Prata sobre os ameríndios da pampa; além disso, o incentivo à realização de pesquisas com indígenas em trabalhos de conclusão de curso e pós-graduação; por fim, o aprofundamento de relações entre instituições de graduação e pós-graduação do Brasil, Uruguai e Argentina. Os temas enfatizados são a cultura material e imaterial, os territórios e a mitologia ameríndia, as narrativas relacionadas a esses povos autóctones passados e contemporâneos. Desse modo, esse projeto valoriza a presença e as relações contemporâneas dos ameríndios entre si e com os estados nacionais do Mercosul.

As seguintes atividades foram pensadas para essa viagem: em Tacuarembó, visitas ao Museo del Indio y del Gaucho, Museo de Geociencias, a Casa de la Cultura de Tacuarembó, ao colecionador Chito Aizpun, de Paso de los Toros, a colección de Aizpun, ao monumento de Salsipuedes (local onde os Charrua foram mortos pelo Gral. Fructuoso Rivera, em 1831), conversa com o charrua Bernardino Garcia, bisneto de Sepee (cacique Charrua que faleceu em 1866); já em Durazno, visita ao Museo Histórico Casa de Rivera, ao sitio San Borja del Yí (onde viveram os Guarani-missioneiro no Uruguai), a localidade de arte rupestre de Chamangá.

O NETA foi criado em abril desse ano, vinculado ao curso de Bacharelado em Antropologia e ao Instituto de Ciências Humanas. Ele é coordenado pelos professores Rogério Reus Gonçalves da Rosa e Lori Altmann. Os recursos para essa viagem foram disponibilizados pela Reitoria e Pró-Reitoria de Infra-Estrutura da Universidade Federal de Pelotas.