Bibliotecas da UFPel recebem 83 novos computadores

1 de Julho de 2011

computadores.JPG O reitor da UFPel, Cesar Borges, entregou nesta sexta-feira(1º) pela manhã, em ato realizado na biblioteca do Campus Porto, 83 microcomputadores, que serão usados no Sistema de Bibliotecas(Sisbi) da Universidade. As máquinas foram adquiridas com recursos do Reuni, e substituirão equipamentos das diversas bibliotecas setoriais da Instituição.

O Sistema de Bibliotecas da UFPel se prepara para colocar em operação o Pergamum, sistema que brevemente integrará as bibliotecas da Instituição, unindo-as a uma rede nacional e gerenciando o acervo, o cadastro e o empréstimos de livros. O investimento aportado para esta área chega a  R$ 580 mil.

Os novos equipamentos substituirão máquinas defasadas tecnologicamente e darão suporte ao novo banco de dados do sistema Pergamum. Parte dos computadores será usada nas atividades de atendimento e controle e outros serão disponibilizados aos usuários em suas pesquisas.

“Agradeço o empenho da Reitoria nessa batalha, que é uma vitória de todos nós, uma batalha de anos”, disse a coordenadora do Sistema de Bibliotecas, Elionara Rech, referindo-se ao Banco de Dados e à inserção na Rede Pergamum. Ela lembrou que o sistema disponibilizará aos usuários o serviço de reserva e renovação via internet, dando maior agilidade ao atendimento.

Para operacionalizar o serviço, o grupo do Sisbi passou por um treinamento, estando o Sistema na etapa final de implantação. A previsão é que os estudantes tenham acesso ao serviço a partir de 8 de agosto, data do aniversário da UFPel.

Essencial

Em seu pronunciamento, o reitor Cesar Borges destacou que em todos os lugares do mundo, a biblioteca é área mais importante de uma Universidade. “Aqui nunca foi”, admitiu. Ele descreveu os esforços de sua gestão para incrementar o Sistema de Bibliotecas, o que começa a ocorrer. Cesar Borges reconheceu que ainda são necessários mais investimentos em equipamentos e recursos humanos.  Segundo ele, a Biblioteca Central do campus Capão do Leão deverá ser concluída até o fim de sua gestão. Já a biblioteca a ser construída em frente ao Campus das Ciências Sociais deverá ter suas obras licitadas até janeiro.

Mais recursos

O reitor anunciou ainda a liberação pelo MEC de mais R$ 20 milhões, a serem investidos na Universidade até o fim de 2012. Cesar Borges reconheceu o esforço da pró-reitora de Graduação, Eliana Póvoas; do coordenador do Reuni na UFPel, João Koglin; e do professor Elio Zonta, antes na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento e agora na Pró-Reitoria Administrativa, para a conquista destes objetivos.