O reitor da UFPel, professor Cesar Borges, anunciou nesta segunda-feira(27), durante visita de comitiva japonesa à Universidade, o oferecimento pela Instituição de curso de extensão em língua japonesa, para acadêmicos dos cursos de Relações Internacionais e da área de engenharias. O curso está sendo organizado pela professora Tomoko Gaudioso, da UFRGS.
A comitiva do Japão, formada por diplomatas e representantes de empresas japonesas com sede no Brasil, assistiu a um vídeo sobre a UFPel e a manifestação do reitor sobre a Universidade e suas potencialidades. Presentes no grupo o cônsul do Japão do RS, Takeshi Goto, o presidente da Câmara Japonesa, Yasuhiro Shirai, o vice-presidente do mesmo órgão, Joji Yamamoto, membros da colônia japonesa de Pelotas e representantes de empresas como Kurashiki do Brasil, Japan Tabco Corporation, Sumitomo Corporation, Enkyo e Sawayacaka Rac. Acompanharam a comitiva o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo de Pelotas, Eduardo Macluf, e outros representantes da Prefeitura da cidade.
Segundo Takeshi Goto, que recentemente assumiu o consulado do Japão em Porto Alegre, a visita faz parte de uma série de incursões ao interior do Estado, visando conhecer as potencialidades regionais.