O graduando em Biotecnologia da UFPel Fernando Pires Hartwig, orientado de iniciação científica (FAPERGS) pelo professor Dr. Tiago Collares, foi convidado a participar de um programa de verão (20 de junho a 27 de agosto) no Stowers Institute, um centro de excelência em pesquisa biomédica básica nos EUA (Kansas City, MO).
O instituto cobrirá todas as despesas do estudante durante o programa (até 1.500 dólares por mês, além dos gastos com passagens, hospedagem e plano de saúde), período no qual o estudante participará de um projeto de pesquisa que envolve análise computacional de dados gerados por sequenciamento de nova geração (high-throughput sequencing) visando a elucidação dos papéis de diferentes mutações em genes-chave no processamento do pré-RNA mensageiro (splicing), com subseqüente ensaios in vitro para confirmação dos resultados em modelos biológicos. Fernando será orientado pelo pesquisador canadense Marco Blanchette, especialista em estudos envolvendo splicing alternativo.
“A bioinformática é um ramo muito forte da pesquisa biomédica, sendo apontada como um passo crucial no entendimento e cura de doenças” considerou Collares, líder do grupo de pesquisa em Oncologia Celular e Molecular(GPO) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da UFPel.
A seleção do estudante promove o início de uma rede de graduação entre Institutos americanos que promovem anualmente este tipo de intercâmbio e a UFPel. Segundo Tiago Collares, as oportunidades estão passando diante de nós, apenas precisamos estar preparados para o momento certo. Sem dúvida o estudante Hartwig, representará o grupo GPO e a UFPel com muita dedicação.
O grupo de Oncologia Celular e Molecular, liderado pelos professores Tiago Collares e Fabiana Seixas vem desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao PPGB com parcerias institucionais importantes como a Faculdade de Odontologia e o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel. No estado, está com forte interação com a UFRGS e UFSM. No País, tem a maior parte de suas interações com Universidades do Nordeste.
O grupo conta com sete doutorandos, seis mestrandos e 10 ICs com caráter multidisciplinar envolvendo profissionais da mais diversa formação: Médicos, Biólogos, Veterinários, Biomédicos, Farmacêuticos e Bioquímicos. Os ICs em sua maioria são do curso de graduação em Biotecnologia.