A implantação de um curso de Doutorado e a ampliação das atividades da unidade na comunidade são duas das metas principais do novo mandato da professora Márcia Buchweitz na direção da Faculdade de Nutrição da UFPel. Ela foi conduzida para mais um período de quatro anos à frente da unidade em ato de posse realizado no fim da tarde da sexta-feira(10), na Faculdade. Na vice-direção, assumiu a professora Elizabete Helbig, em substituição à professora Denise Gigante.
Em sua manifestação, a diretora, reeleita pela comunidade da Faculdade em pleito realizado neste semestre, agradeceu o voto de confiança dado por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da unidade. “Vivemos um momento especial, de mudança para o campus Porto, o que nos proporciona melhor estrutura e maior interação com outras unidades da área da Saúde”, afirmou.
A professora Márcia lembrou algumas conquistas recentes da Faculdade, como a implantação do curso de Gastronomia, a criação do Mestrado em Nutrição e Alimentos e a adesão aos programas Pró-Saúde e PET Saúde. Em sua fala, fez um agradecimento direto ao reitor Cesar Borges, que presidiu a cerimônia de posse, pela transferência da unidade para o campus Porto, antigo Frigorífico Anglo.
A vice-diretora que deixou o cargo agradeceu a todos pelo período de trabalho realizado e lembrou que este foi seu terceiro mandato no cargo. “Espero ter contribuído com a Faculdade”, disse Denise Gigante. Desejou boas-vindas para a nova vice-diretora e um bom trabalho na nova gestão.
O reitor Cesar Borges ressaltou que o novo ambiente do Campus Porto tornou vizinhas da Reitoria unidades como a Nutrição, a Enfermagem e a Letras e que daqui a pouco estarão no local outros cursos como Administração, Turismo, Economia, Ciência da Computação e Química de Alimentos. Saudando a direção da Nutrição, garantiu que “poderão contar com a Administração Central neste trabalho dedicado e intenso”. Neste sentido, observou que a Administração da UFPel é um instrumento de desenvolvimento das unidades acadêmicas.
Recordou que a Faculdade é uma das poucas no país que tiveram o privilégio de receber um Presidente da República em uma de suas aulas, referindo-se à visita do então presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Campus Porto, em setembro de 2010, quando participou de uma atividade prática do curso de Gastronomia.