A Comissão UFPel 200 anos, constituída no fim de maio, é integrada por 35 nomes responsáveis por atividades artísticas, culturais e científicas, em comemoração ao aniversário de Pelotas.
A Comissão é coordenada pelo chefe de imprensa da UFPel, jornalista Clayton Rocha. Confira os nomes dos integrantes:
Adão Monquelat
Beatriz Araújo
Beatriz Loner
Berenice Xavier Villela
Beto Grill
Cláudio Leite Gastal
Clayton Rocha
Dicléa Ferreira de Souza
Eduardo Cavalheiro Leite
Esther Gutierrez
Fernando Marroni
Franco Pallamola
Frederico Ribeiro Karam
Gilberto Azambuja Centeno
Hilda Simões Lopes
José Fachel
José Rodrigues Gomes Neto
Leonor Souza Soares
Lia Pallazzo Rodrigues
Luís Rubira
Luiz Carlos dos Santos Vaz
Manuel Luiz de Souza Vianna
Marcus Siqueira da Cunha
Maria Lúcia Silveira da Silva
Maria Rita Sampaio
Mário Osório Magalhães
Moacir Cardoso Elias
Mônica Russomano
Nicola Caringi
Pe. Antônio Reges Brasil
Pedro Antônio Leivas Leite
Ricardo Zimermann Fiegenbaum
Sérgio Romeu Vianna da Cruz Lima
Sidney Castagno
Vera Maria Brauner de Menezes
Walter Sobreiro Jr
Programação
A programação deverá ser aberta no mês de agosto, quando o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, virá à cidade para palestrar sobre Urbanismo, parques e transporte. As ações que deverão se somar à programação da Prefeitura Municipal, só serão encerradas em julho do próximo ano.
Na sequência do ciclo de palestras previstas pela Comissão constam nomes como o do senador Cristovam Buarque (PDT) e do ator José de Abreu. Ainda na linha das atividades já programadas, constam projetos que contam a história de Pelotas, divididos nos ciclos do charque, do arroz, da conserva, do couro e das vacinas, da urbanização de Pelotas e a trajetória da Pelotas das muitas revoluções.
Um dos projetos, Do Berço à Glória, tem a promessa de recuperar a história de vida de Hipólito José da Costa, o patrono da imprensa brasileira. A ideia é contar a sua trajetória desde o nascimento, em Colônia do Sacramento, no Uruguai, lembrar do tempo em que morou na Fazenda Santa Tecla, em Pelotas, até a época em que se destacou no país.
Outra atividade inclui a celebração dos laços com as cidades-irmãs. É o traçado do Mapa da irmandade, que tem como proposta a realização de atividades simultâneas – ao mesmo tempo em que acontecerem aqui, serem compartilhadas em outras quatro cidades: Colônia do Sacramento; Aracati, no Ceará; Aveiro, em Portugal; e Suzu, no Japão. Encerrando as atividades, será apresentado, em julho de 2012, o restauro do Casarão oito, na praça Coronel Pedro Osório.