Professor da UFRGS palestra no Programa de Pós-Graduação em Química

8 de Junho de 2011

Acontece nesta sexta-feira (10), às 14h, no Mini-Auditório do CCQFA, o seminário “A Doce Química dos Açúcares: Funcionalizações Seletivas de Carboidratos e Aplicações em Síntese Assimétrica”, ministrado pelo Prof. do Instituto de Química da UFRGS, Dr. Diogo S. Lüdtke.

Resumo do Seminário

A demanda pela preparação de compostos enantiopuros tem aumentado significativamente e a procura por metodologias que possam fornecer os produtos em bons rendimentos e, principalmente, com altas seletividades acompanha essa tendência. Partindo-se da idéia geral da utilização de matérias primas de baixo custo e fácil obtenção, carboidratos surgem como uma interessante plataforma quiral para a preparação de novos compostos com potencial para o emprego em síntese assimétrica.

Sobre o palestrante

Diogo S. Lüdtke: Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e completou seu Doutorado em Química pela mesma instituição (2005). Após um período como pesquisador em nível de Pós-Doutorado junto ao IQ-Unicamp, iniciou sua carreira independente como Professor Doutor da Universidade de São Paulo, junto ao departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (2007-2011). Após esse período de 4 anos, mudou-se para o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus interesses de pesquisa estão centrados em Síntese Assimétrica, com ênfase no desenvolvimento de aplicação de moléculas quirais em catálise assimétrica, empregando matérias primas facilmente acessíveis, tais como amino ácidos e carboidratos.