CEAD/UFPel inicia atividades em ambientes de ensino/aprendizagem em 3D

8 de Junho de 2011

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (CEAD/UFPel), por meio do Grupo de Pesquisa: “Estudos de Educação On Line”, liderado pelo prof. Javier Luzardo faz os primeiros testes com Ambientes Virtuais de Aprendizagens em terceira dimensão.

Trata-se de um ambiente onde os alunos poderão acessar e realizar todas as atividades normais, porém com um grande diferencial, partindo de um sistema virtual em 3D. Segundo o coordenador do grupo, prof. Luzardo, o objetivo em testar o novo ambiente e usá-lo primeiro com o grupo de pesquisa para, posteriormente, aplicá-lo com os alunos reside no fato de identificar os principais benefícios que um sistema em terceira dimensão possibilita seja no âmbito cognitivo ou até mesmo funcional.

De acordo com o coordenador, “de nada nos beneficia apenas o uso da tecnologia se não houver um debate quanto ao uso da metodologia de ensino por parte do professor. É um momento importante, pois a UFPel está dando um grande salto em direção ao futuro visando qualificar suas praticas educativas. Qualidade que começa a despontar em diversos setores e que agora, começa a ser uma realidade dentro da perspectiva de Educação On-line”. Para concluir o prof. Luzardo destaca que, “existem ainda muitas tensões por parte de professores que resistem à ótica da EAD, seja por preconceito ou por desconhecerem como funcional, porém, nós do CEAD, sabemos que atualmente a Educação On-line é uma realidade cada vez mais latente e por tal motivo não podemos esperar que as coisas aconteçam, temos como academia que tomar partido dessas discussões quanto aos novos olhares do paradigma educacional e nesse sentido encontramos na atual administração pujança para continuar os estudos que elevam cada vez mais o nome da instituição”.

O estudo desenvolvido pelo grupo pretende ser usado como base de trabalhos monográficos vinculando, não só a área pedagógica, mas unindo também a parte tecnológica e de design. Como nada hoje acontece de maneira isolada cabe destacar a contribuição da equipe de TI do CEAD, e do servidor Cauê Duarte. Essa visão de ação colaborativa com ações de maneira interligada com diversos setores é apenas a demonstração de como funciona de fato a EAD.

Hoje, em pleno século XXI é quase inviável que alguém possa trabalhar sozinho e, principalmente, que desenvolva ações em ambientes em 3D como estamos propostos, desejamos que tal prática possa elevar ainda mais o nome da instituição, seja de maneira local, regional ou nacional fruto da qualidade de seu trabalho.