O pesquisador do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel Pedro C. Hallal receberá financiamento de longo prazo, por sete anos, da Wellcome Trust, uma instituição de fomento à pesquisa inglesa. O anúncio foi feito no site da instituição, que destinou £ 56.000.000,00 para pesquisas.
Foram premiados 27 investigadores, sendo que todos eles atuam em instituições do Reino Unido, exceto o professor Pedro.
Segundo Mark Walport, diretor da Wellcome Trust:
“Estamos demonstrando nossa confiança nesses pesquisadores excepcionais, proporcionando financiamento de longo prazo, flexível e, em contrapartida, esperamos que eles façam avanços significativos no conhecimento em seu campo e atuem como embaixadores da comunidade científica, ajudando-nos a alcançar o nosso objetivo de melhorar a saúde humana e animal. ”
A pesquisa de Hallal será baseada nas três coortes existentes (Coorte de nascimentos de Pelotas de 1982, 1993 e a de 2004) e uma nova coorte a ser lançada em 2015 na cidade de Pelotas. Além disso, o professor Pedro continuará envolvido com estudos nacionais de monitoramento dos níveis populacionais de atividade física e avaliação de intervenções de promoção da saúde, sendo o Ministério da Saúde um parceiro fundamental.
A questão central de pesquisa do professor Pedro é como é possível incentivar as pessoas a serem fisicamente mais ativas e quais os benefícios individuais e para a sociedade como um todo se as pessoas realmente se tornarem fisicamente mais ativas.
Completando em 2011 75 anos de existência, a Wellcome Trust é uma fundação internacional de fomento a pesquisa que se dedica à melhoria na saúde humana e animal.