Superintendente do Iphan diz que restauração do Casarão 8 é exemplar

18 de Maio de 2011

restauro01.jpg restauro02.jpg A superintendente do Iphan(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Meira, elogiou na tarde desta quarta-feira(18) a restauração feita pela UFPel no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, classificando-a como exemplar. O vice-reitor da Universidade, Manoel Luiz Brenner de Moraes, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Rogério Knuth, e a equipe técnica da UFPel responsável pela obra guiaram a superintende do Iphan na visita ao Casarão nesta quarta-feira.

Ana Meira, enquanto observava as obras de restauração, ouviu do pessoal técnico da Universidade relatos sobre o estágio do trabalho e o cronograma de atividades, que está adiantado. A empresa Marsou Engenharia, de Goiânia (GO), vencedora da licitação para as obras de restauração, assumiu o compromisso de concluir as reformas até julho de 2012, quando Pelotas comemorará seu 200º aniversário.

A assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação foi assinado no dia 25 de fevereiro. O edital havia sido lançado em agosto de 2010, no Núcleo de Assessoramento Jurídico da Advocacia-Geral da União,em Porto Alegre. O restauro é necessário para a preservação do imóvel e para a adequação de suas instalações ao novo uso que lhe será conferido.

Numa etapa anterior, em caráter emergencial, a Universidade iniciara em 2009 uma intervenção no Casarão, com o intuito de conter o processo de degradação que o prédio sofria em função da ação do tempo, da falta de manutenção e de cuidados adequados. Na oportunidade, foram feitos reforços na estrutura, recuperação de esquadrias, recuperação da instalação elétrica, entre outras medidas emergenciais.

Com orçamento de R$ 2,4 milhões, o projeto de restauro definitivo mantém todas as características originais do imóvel e foi aprovado pelo Iphan, após longo período de análise. Considerando o interesso público e científico, o Casarão sediará o Museu do Doce e o Museu da Antropologia e Arqueologia, além de uma sala de cinema, auditório, salas de exposição permanente, uma sala de exposição temporária, espaço para oficinas e ações educativas, um laboratório de conservação, setor administrativo, área de acolhimento e convivência e um local destinado para estudos e pesquisas.

Construído em 1878 pelo conselheiro Francisco Antunes Maciel, o Casarão 8 foi tombado em nível federal pelo Iphan em 1977. O Instituto considera o prédio o segundo mais belo patrimônio do país. A obra é atribuída ao arquiteto italiano José Isella, autor também da capela da Santa Casa de Pelotas. Ganha destaque na obra a riqueza de elementos arquitetônicos da fachada com ornatos em estuque, balaústres e estátuas em faiança.