Ministro da Saúde inaugura Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel

18 de Maio de 2011

img_1296.JPGCom a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, será inaugurado nesta sexta-feira(20), às 15h30min, o Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel Professor Mario Coutinho. Situado ao lado do Ambulatório da Faculdade de Medicina, a unidade destina-se ao atendimento de crianças com transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, transtornos da aprendizagem e transtornos comportamentais.

Em um futuro próximo, o Núcleo de Neurodesenvolvimento deverá ser um centro de capacitação de profissionais para atendimento de crianças com necessidades especiais. Nas novas instalações desenvolverão suas atividades acadêmicos de Medicina, Terapia Ocupacional e do futuro Curso de Psicologia da UFPel. O Núcleo deverá atuar integrado com as tradicionais instituições que trabalham com crianças especiais e se propõe a realizar parcerias com o serviço público para planejamento de políticas públicas para o setor.

O professor Mario Coutinho, que dá nome à nova unidade de saúde da UFPel, foi o primeiro docente de neurologia da Faculdade de Medicina. Desenvolveu intensa atividade em vários serviços de neurocirurgia e neurologia por ele criados em Porto Alegre. Em sua atuação internacional, participou, em 1973, como professor convidado, das atividades do Serviço de Neurocirurugia do Prof. Frowein, em Colônia, Alemanha. Também participou como tutor dos Estágios de Aperfeiçoamento dos Jovens Neurocirurgiões do Brasil (Métodos Modernos em Neurocirurgia), no Serviço do Prof. Dr. Mario Brock, em Berlim, na Alemanha, nos anos de 1985, 1987 e 1989. Em seu Serviço de Residência Médica formaram-se muitos alunos da UFPel.

Aula Inaugural
reitor-e-ministro-da-saude.JPGAtendendo a convite especial do reitor Cesar Borges, em visita ao seu gabinete em Brasília, no final de março, Alexandre Padilha ministra, na sequência da programação, a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família a distância. Será às 16h, no Auditório da Faculdade de Medicina.

O Curso de Especialização em Saúde da Família é vinculado à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), programa desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. Na UFPel, conta com a coordenação do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, através do professor Luiz Augusto Facchini e equipe.

Tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, com ênfase nos profissionais atuantes na Metade Sul do RS, o curso oferecerá mil vagas nos próximos dois anos. A primeira turma, de 250 alunos, começará suas atividades no dia 4 de julho. O objetivo é a capacitação de profissionais de saúde da família do SUS, promovendo o aprimoramento da gestão e da organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social.

Oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), o curso permite aos inscritos o investimento na formação profissional sem afastamento da cidade-domicílio e do serviço. Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no site www.unasus-ufpel.net.