Paradoxos (artigo do reitor Cesar Borges)

16 de Maio de 2011

elevacao-lateral.jpg As universidades com as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão têm contribuído decisivamente para o desenvolvimento do país. Porém, ainda existem grandes problemas, tais como analfabetismo, evasão escolar, crianças desnutridas e com baixo desempenho escolar e ingresso insuficiente no ensino superior. Logo, a universidade permanece sendo um espaço de elite disputado por muitos. Apesar disso, as universidades estão saindo da estagnação e do sucateamento que a afetaram durante décadas graças ao Programa REUNI (reestruturação e expansão das Universidades). Por este meio, o MEC destinou vultosos recursos para contratar professores e adquirir área física e equipamentos. Assim, de 2008 até os dias de hoje, mais de três centenas de novos professores foram admitidos na  UFPEL, o número total de alunos de 9 mil passou para cerca de  25 mil (graduação, pós-graduação e à distância) e o número de cursos de graduação (de 46 em 2007 para  92 em 2011).

Por outro lado, a UFPEL passou a ser elemento de transformação social e urbana. Entre os exemplos disso estão a revitalização da região do Porto e da Várzea, com o funcionamento pleno dos cursos de Letras, Jornalismo, Enfermagem, Nutrição, Gastronomia, Engenharia Hídrica e Terapia Ocupacional e a Reitoria nas antigas instalações do ex-frigorífico Anglo. Igualmente importantes são as obras recentemente iniciadas do Centro de Artes junto ao antigo IAD (Instituto de Artes e Design) na conde de Porto Alegre, a conclusão do novo ambulatório da Faculdade de Medicina, o Centro de Pesquisas em Saúde Amilcar Gigante, e as obras em andamento no Campus do Capão do Leão (novo prédio para Química Industrial e a nova biblioteca ), etc.

Também a preocupação com o bem-estar dos alunos é objeto da atenção da administração da UFPEL, proporcionando novos restaurantes universitários,  auxílio moradia no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, bolsa alimentação e bolsa transporte destinados todos estes benefícios a alunos carentes.

Entretanto, nos últimos dias, tomamos conhecimento pela imprensa que alunos da faculdade de Odontologia estavam paralisando suas atividades e ruidosamente se manifestando pela falta de condições para o funcionamento daquele curso, desde a insuficiência de infraestrutura até problemas de ordem pedagógica. Os alunos descontentes não haviam encaminhado até ontem(13) formalmente suas reivindicações  à reitoria. Certamente suas queixas repousam no desconhecimento sobre as melhorias que a direção dos cursos e administração da UFPEL têm proporcionado àquela faculdade. Vários consultórios dentários e bloco cirúrgico foram recuperados e equipados de modo exemplar, foi aberto o processo licitatório para reforma de 3 andares do velho edifício e concluído o projeto  que permitirá a construção de outros dois edifícios, estimada em R$ 8 milhões, que abrigarão novas clínicas e  bibliotecas.

Tamanha expansão e este extraordinário avanço foram possibilitados com impostos de toda a população e requerem a compreensão e colaboração de toda a comunidade universitária para que sejam concluídos todos os projetos. Afinal, nosso objetivo é o mesmo: que os jovens estudantes de hoje tenham em breve concluídos seus cursos superiores e retribuam esses benefícios à sociedade. Estamos convictos que , sem a ousadia,  a determinação e a dedicação da reitoria e de todos os professores que aderiram ao REUNI, não teríamos esses jovens na Universidade prestes a ingressarem no mercado de trabalho e em  condições de vencer as adversidades do futuro.

Enfim, mesmo ciente desses paradoxos do dia a dia, a administração da Universidade, suas faculdades e institutos continuarão servindo cada vez mais e melhor à cidade de Pelotas e a região sul deste Estado.

Antonio Cesar G. Borges

Reitor da UFPEL