Engenharia Hídrica avalia impactos da enchente em São Lourenço do Sul

12 de Maio de 2011

Alunos e docentes do curso de Engenharia Hídrica da UFPel visitaram, no último fim de semana, o município de São Lourenço do Sul, para observar e avaliar os impactos causados na cidade pela enchente do dia 10 de março. A visita foi acompanhada por profissionais da Prefeitura de São Lourenço do Sul, que apresentaram e reportaram os impactos econômicos, sociais e ambientais no município.

Os acadêmicos, junto com os professores Idel Bigliardi Milani e Luis Eduardo Suzuki, visualizaram os danos da enchente em pontes, margens de rios, na comunidade local e na orla, quando discutiram ações dos profissionais de engenharia hídrica no monitoramento e diagnóstico do ambiente, especialmente dos recursos hídricos.

Conforme o grupo, a ação do engenheiro hídrico no monitoramento e predição dos efeitos das mudanças climáticas nos recursos hídricos torna-se cada vez mais pertinente. Segundo os docentes do curso, a visita técnica é instrumento pedagógico que, descrito no projeto dessa graduação, busca observar os problemas enfrentados pelas comunidades locais, diagnosticando e apontando alternativas de remediação.

O grupo visitou o aterro controlado do município, onde discutiram os possíveis impactos desse tipo de empreendimento nos recursos hídricos, no solo e na biota.