Professores e alunas do NDH expõem trabalhos na UFRGS

11 de Maio de 2011

Uma equipe formada por professores e alunas que atuam no Núcleo de Documentação Histórica da UFPel participam nesta semana (de 11 a 13 de maio) do V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. O evento ocorre no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFGRS em Porto Alegre.

Três alunas bolsistas do NDH apresentam seus pôsteres: Kate Mariana Schneider - “Fichas-espelho: um reflexo da situação feminina nas fichas de qualificação profissional da DRT-RS (1933-1941); Lóren Nunes da Rocha - “A benzedura narrada por mulheres negras na cidade de Pelotas”; e Micaele Irene Scheer - “Internamentos de trabalhadores escravizados segundo o registro da Santa Casa de Pelotas: 1870-1880″. Elas têm como orientadoras as professoras Beatriz Ana Loner e Lorena Almeida Gill.

A professora e coordenadora do NDH, Beatriz Ana Loner, também apresenta na tarde desta quarta-feira, na sessão 5 (Alforrias e a Abolição, novas histórias), o trabalho “Loterias como passaporte para a liberdade: a sorte e seus eleitos no final do século XIX”. Na sexta-feira pela manhã, o professor Aristeu Elisandro Machado Lopes, na sessão 20 (A escravidão na Imprensa), expõe o trabalho “Comemorando a liberdade: a revista ilustrada e os aniversários da abolição dos escravos nos anos 1890″. Além disso, no dia 13 às 18h na Sala Multimeios, o professor Paulo Possamai lança o livro “Gente de Guerra e Fronteira”, do qual é organizador. A obra foi impressa pela Edufpel.

O encontro tem como instituições promotoras os Departamentos e Programas de Pós-Graduação em História da UFGRS, UFPel, UFSM, UFPR e Universidade Estadual Paulista-Campus Assis.