Integrantes do Nupeec participam de visitas técnicas e evento na região de Castro-PR

9 de Maio de 2011

castro-pr.png Nos dias 2 e 3 de maio, 15 integrantes do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (Nupeec) estiveram na região de Castro(PR) e participaram de visitas técnicas e também do 1° Simpósio Terra do Leite, que aconteceu no dia 3. O evento contou com a palestra “Transtornos clínicos no periparto de vacas leiteiras e os impactos na eficiência produtiva“, do professor Marcio Nunes Corrêa (coordenador do Nupeec), que apresentou resultados de pesquisas e de estudos científicos realizados pela sua equipe. O evento teve ainda a palestra do doutor Jim Quigley, da Universidade do Tennessee (EUA).

Os integrantes do Nupeec também visitaram propriedades leiteiras em Carambeí e Castro, e conheceram a primeira central climatizada de reprodução de bovinos do Brasil. A região de Castro, considerada a de maior produção leiteira do país, é precursora em tecnologia e a qualidade do produto e está acima da média nacional. O controle sanitário rigoroso, assim como a própria formação histórica da população, com descendentes de holandeses, e o perfil climático dos Campos Gerais também têm favorecido a produção, cujo crescimento médio anual gira em torno de 8%. A taxa de crescimento deve aumentar uma vez que a região tem buscado melhorar a qualidade genética dos animais.Segundo integrantes do Nupeec, incursões como estão são muito importantes para a divulgação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos pela equipe, bem como para fomentar parcerias e conhecer sistemas considerados os melhores do país, no que se refere à produção leiteira.