Engenharia Civil realiza visita técnica às obras de prolongamento do Trensurb

9 de Maio de 2011

visita-trem.jpg Na quinta-feira(5), grupo de alunos do primeiro, terceiro e quinto semestres do Curso de Engenharia Civil, acompanhados pelos professores Klaus Theisen e Maria Tereza Pouey, realizaram uma viagem técnica, quando foram visitadas as obras de prolongamento do Trensurb (http://migre.me/4slPe), em Novo Hamburgo, e à empresa Siscobras, em Canoas.

O trecho de expansão do Trensurb até Novo Hamburgo (9,3 km) é estruturado em via elevada e comportará quatro novas estações. A obra está sendo executada pelo Consórcio Nova Via – constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans. Além do canteiro de obras, foi visitada a fábrica de vigas e lajes pré-moldadas em concreto protendido.A empresa Siscobras emprega tecnologia em Concreto de Alto Desempenho (CAD) e Glass Reinforced Concrete (GRC) para fabricação de monoblocos e peças complementares, visando à industrialização da construção civil, voltada para projetos de presídios.

Focada em obra de grande porte e aplicação de novas tecnologias na construção civil, a visita atingiu seu objetivo, ou seja, familiarizar os alunos com as atividades desenvolvidas pelo setor e pelo profissional engenheiro civil. A organização da atividade foi do acadêmico Tiago Armão e da Coordenação do Colegiado.

(A foto mostra a turma de alunos acompanhados por professores, engenheiros da obra e pela relações públicas do Consórcio Nova Via, durante a visita às obras de expansão do Trensurb).