Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados conquista prêmio na Argentina

18 de Abril de 2011

O Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (Gaci) da UFPel conquistou na última sexta-feira(15) o prêmio de melhor artigo no evento Southern Programmable Logic Conference - SPL 2011 (http://www.splconf.org/spl11/). O evento aconteceu em Córdoba, Argentina, entre os dias 13 e 15 de abril e contou com artigos provenientes de 16 países.

O artigo premiado está relacionado à pesquisa desenvolvida no GACI sobre a compressão de vídeos digitais do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). O título do artigo é “A H.264/AVC Quarter-Pixel Motion Estimation Refinement Architecture Targeting High Resolution Videos” e contou com a autoria de dois alunos de graduação do Curso de Ciência da Computação: Marcel Corrêa e Mateus Schoenknetch, sob orientação doprofessor Luciano Agostini, todos participantes do Gaci.

Segundo o professor Agostini, a conquista foi importante para divulgar a pesquisa qualificada que é desenvolvida na área de computação da UFPel.  Ele destacou o crescimento qualificado da área de computação na Universidade, que conta com dois cursos de graduação (Ciência da Computação e Engenharia de Computação) e um curso de pós-graduação (Mestrado em Computação). “É exatamente este investimento em qualificação que tem possibilitado o destaque conquistado pela área, incluindo este prêmio em evento internacional” afirma o professor.

“Esta distinção é mais uma importante conquista para o Gaci e para a UFPel, demonstrando que a pesquisa desenvolvida em computação tem obtido reconhecimento nacional e internacional. Com o destaque para nosso trabalho, foi possível estabelecer contatos com pesquisadores de diversos países com interesse em futuras ações de colaboração e isso é muito importante para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade”, complementa.

O prêmio consistiu de uma placa de prototipação para sistemas digitais e do tradicional certificado. Além disso, o artigo está automaticamente selecionado para publicação em periódico internacional.