Novo arcebispo de Pelotas visita novas instalações da UFPel

15 de Abril de 2011

arcebispo.JPG O novo arcebispo metropolitano de Pelotas, dom Jacinto Bergmann, acompanhado do reitor da UCPel e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Alencar Mello Proença, fez uma visita de cortesia ao reitor da UFPel, Antonio Cesar Gonçalves Borges,  tendo sido recebido na nova sala de recepção do Gabinete, que dá vista para o porto de Pelotas e canal São Gonçalo. Ele fez um histórico sobre a estrutura da nova Arquidiocese Metropolitana de Pelotas, que inclui as Dioceses de Rio Grande e Bagé.

sentados.JPG Dom Jacinto Bergmann disse também de sua admiração pelas novas instalações da UFPel no campus Porto. A propósito de obras, também foi destacado que coube ao primeiro reitor da UFPel, Delfim Mendes Silveira, presidir o Crub e construir a primeira sede do Conselho de Reitores, em Brasília, no ano de 1975. Agora, 35 anos depois, cabe ao reitor da UCPel, atual presidente do Crub e com mandato prorrogado, construir o novo edifício-sede do órgão, com seis andares, na capital federal.

Ao receber o novo arcebispo em seu gabinete, o reitor Cesar Borges o presenteou com um documento encadernado em couro, e com texto em idioma italiano, sobre o Concílio Vaticano II. O referido documento é assinado pelo então bispo diocesano de Pelotas, Dom Antônio Záttera, e datado em 23 de março de 1963.

Dom Jacinto Bergmann convidou os dois reitores presentes para a cerimônia de outorga do Pallium de Arcebispo, em ato a ser presidido pelo papa Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no dia 29 de junho de 2011, dia de São Pedro e São Paulo.