Coorte 2004: agora são 2000 crianças acompanhadas

15 de Abril de 2011

imagem1.png O estudo de todos os nascimentos ocorridos  em 2004 na cidade de Pelotas – Coorte 2004, celebrou nesta quarta-feira (13) , a marca de duas mil crianças acompanhadas. Com previsão de término para os meses de julho e agosto deste ano, a coordenação do estudo composta pelos pesquisadores Alícia Matijasevich, Aluísio Barros e Iná Santos acredita que irá atingir as 3.800 crianças esperadas.  Para isso contam com uma equipe de trabalho composta de   12 entrevistadoras, sete  psicólogas, três técnicas em equipamentos, três  recreacionistas  e  duas recepcionistas, além de telefonista e bolsistas de iniciação científica, trabalhando sob a supervisão de oito alunos do Doutorado do Programa de Pós graduação em Epidemiologia. Este é o quinto acompanhamento, o qual está em andamento desde outubro de 2010.  As crianças nascidas em 2004 foram entrevistas por ocasião de seu nascimento e posteriormente aos três, 12, 24 e aos 48 meses de vida. A aceitação e disponibilidades das mães em comparecer ao Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE)  é fundamental para o sucesso do trabalho.