Aula Inaugural marca início da Turma Especial da Veterinária

14 de Abril de 2011

img_0444.jpg img_0523.jpgA aula do professor Humberto Tommasino, da Universidade da República do Uruguai, marcou na tarde desta quinta-feira(14) o começo oficial das atividades do primeiro curso de Medicina Veterinária para assentados da reforma agrária no Brasil, oferecido pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Incra, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária(Pronera). Os 60 alunos da turma, oriundos de diversos estados da União, assistiram à aula sobre Medicina Veterinária e Desenvolvimento do campo.

Uma cerimônia, que contou a presença do presidente do Incra, Celso de Lisboa Lacerda, precedeu a palestra do professor uruguaio. Para o presidente, a luta que foi a criação do curso, inclusive judicial, pode ser comparada à luta travada pela própria reforma agrária no Brasil, o que conforme Lacerda recheia de simbolismo a instalação da nova graduação. “Reforma agrária não é só distribuição de terras, mas também socialização de conhecimento científico”, afirmou.

O dirigente máximo do Incra anunciou, ao fim de sua manifestação, a liberação de R$ 240 mil nesta quinta-feira, dentro da contrapartida do órgão para o custeio das atividades da turma especial, e de recursos que deverão chegar a R$ 6 milhões para a construção de um bloco para abrigar o curso. Deste total, R$ 1 milhão deverá ser liberado ainda em 2011.

Ao falar no ato, o reitor da UFPel, Cesar Borges, lembrou que estava se concretizando um pedido feito pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul à UFPel no começo de 2007, no sentido da criação do curso. “Este curso faz parte de um grande programa de formação de recursos humanos para o campo”, frisou. Borges destacou ainda a parceria com o Incra na viabilização do projeto e o crescimento da UFPel na área acadêmica, que conta hoje com 92 cursos de graduação.

Falando em nome da turma, a aluna Rosely Cardoso classificou o momento como um marco histórico, não só para a Universidade, mas principalmente para todos os trabalhadores do campo, que passam a ver seus filhos tendo acesso ao conhecimento em uma área tão importante como a Medicina Veterinária.

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras(Crub) e reitor da Universidade Católica de Pelotas(UCPel), Alencar Proença, disse que esteve presente ao ato para manifestar, sobretudo, sua solidariedade à ação positiva e inclusiva da UFPel. “É um importante avanço para o ensino superior brasileiro”, opinou.

A Turma Especial de Medicina Veterinária só pôde iniciar as aulas este ano: o curso foi suspenso por liminar do Ministério Público Federal de Pelotas. O processo foi revertido com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no ano passado, garantindo o direito dos assentados. O curso tem a duração de cinco anos.

Além da turma de Medicina Veterinária, outros 21 cursos de nível superior estão em andamento através do Pronera em todo o país. São turmas de Letras, Pedagogia, Jornalismo, Enfermagem, Agronomia, História, Direito e Geografia, e também turmas de especialização, beneficiando cerca de 1,4 mil assentados.