Para marcar o início das atividades do primeiro curso de Medicina Veterinária para assentados da reforma agrária no Brasil, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promovem, nesta quinta-feira (14), às 14h40min, aula inaugural com o professor Humberto Tommasino, pró-reitor da Universidade de
Tommasino é médico veterinário, mestre
A Turma Especial de Medicina Veterinária é uma parceria entre Incra e UFpel, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A iniciativa é de 2007, mas os 60 alunos só puderam iniciar as aulas este ano: o curso foi suspenso por liminar do Ministério Público Federal de Pelotas. O processo foi revertido com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no ano passado, garantindo o direito dos assentados.
“Será muito relevante para a reforma agrária. Formaremos profissionais em uma das especialidades que mais fazem falta nos assentamentos”, afirma a asseguradora do Pronera no Rio Grande do Sul, Maria de Lourdes Álvares da Rosa, lembrando que a turma tem alunos de nove estados brasileiros.
Além da turma de Medicina Veterinária, outros 21 cursos de nível superior estão em andamento através do Pronera em todo o país. São turmas de Letras, Pedagogia, Jornalismo, Enfermagem, Agronomia, História, Direito e Geografia, e também turmas de especialização, beneficiando cerca de 1,4 mil assentados.