Filme do curso de Cinema ganha dois prêmios na França

8 de Abril de 2011

dscf0258.JPG marcovaldo-01.jpg O curta-metragem Marcovaldo, realizado em 2010 como projeto de extensão do curso de Cinema da UFPel, recebeu dois prêmios no Festival de Cinema Sul Americano em Marselha, na França - o 13 Rencontres du Cinéma Sud-Américain de Marseille et Région. O curta foi aplaudido pelo público francês e levou o Prêmio do Público para curta-metragem. O filme agradou também o juri jovem do festival, levando o Prêmio Especial do Júri Jovem. O Festival ocorreu de 23 de março a 3 de abril em Marselha e região, na França e Marcovaldo concorreu com outros 7 curtas da América do Sul.

A seleção para esse encontro na França já era uma conquista para o curta, feito de forma “artesanal”, visto que foi realizado sem patrocínio nem lei de incentivo. O filme contou com o apoio de diversas entidades locais, principalmente da UFPel. O filme, dirigido por Rafael Andreazza e por Cíntia Langie - professora do curso de Cinema - reuniu na equipe mais de 30 estudantes da universidade, entre os cursos de cinema, teatro, artes e design. Todos que trabalharam no filme o fizeram de forma voluntária.

A diretora do curta e professora da UFPel, Cíntia Langie, contou com o apoio da universidade para participar do evento, e pode conversar com o público francês sobre o filme, contando detalhes da produção. O curta, sendo um projeto de extensão, continua cumprindo sua finalidade de chegar à comunidade, envolvendo platéias de diversos locais do Brasil e do mundo.

A obra, que teve produção 100% local, incluída trilha sonora original, foi lançada em 14 de outubro de 2010 no Theatro Guarany, levando mais de mil pessoas à estreia e vem fazendo carreira em festivais, recebendo prêmios como o de Melhor Fotografia em Petrópolis/RJ, Menção Honrosa em Fernando de Noronha/PE e Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas/PA. Além disso, foi eleito por voto popular em Montevidéu, como um dos curtas a ser exibido no dia nacional do Cinema do Uruguai.

Essa grande conquista no festival francês mostra que o curso de Cinema caminha para um futuro promissor, reunindo professores e estudantes pro-ativos e envolvidos na realização audiovisual de qualidade. Quem quiser assistir ao curta-metragem Marcovaldo pode esperar a semana de aniversário do Theatro Guarany, em maio, onde haverá uma sessão comentada do filme.