Cesar Victora ministra curso no Malawi

8 de Abril de 2011

De 4 a 15 de abril, o pesquisador Cesar Victora, do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, está ministrando o curso “International Course on Epidemiological Methods”, no Malawi. O evento é promovido pelo The Centre for Public Health Research - Massey University, Nova Zelândia.

O curso, que inclui palestras, análises baseadas em programas de computador, exercícios, sessões de discussão e experiência prática na elaboração de uma proposta de pesquisa, é destinado a epidemiologistas, profissionais de saúde pública, estatísticos e clínicos.

Entre os temas abordados estão:

- Epidemiologia Descritiva;
- Tipos de delineamento de estudos (estudos de coorte, caso-controle, estudos transversais, estudos de intervenção);
- Validade de delineamento de estudos (confusão, viés de seleção, viés de informação, modificação de efeito);
- Análise dos dados (análise estratificada, análise multivariada);
- Produção e publicação de pesquisas epidemiológicas (realizada pela equipe editorial do International Journal of Epidemiology).