Aula Inagural do PPG em Ciência e Engenharia de Materiais

7 de Abril de 2011

O professor Aloisio Klein, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará a palestra “Envolvendo a criação de grupos de pesquisa e inovação nas universidades”, nesta sexta feira(8), às 8h30min, como aula inaugural e que marcará o início das atividades do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas UFPel (PPGCEM/UFPel).

A aula inaugural marca o ponto inicial de vários esforços no sentido de semear, inovar, desenvolver e qualificar diversos profissionais da região sul do país atuantes na área de Materiais, que virão a interagir com diversos setores acadêmicos e produtivos do país, envolvendo o tema.

O professor Aloísio Klein é físico, mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (UFRGS), doutor em Engenharia pela Technische Universitaet Karlsruhe (Alemanha). Coordena o Laboratório de Materiais (LabMat/UFSC) desde 1984. Liderou a criação do curso de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (mestrado e doutorado) da UFSC (1994) e a criação do curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSC (1999), sendo também Bolsista PQ nível 1A CNPq. Atua na área de metalurgia do pó e materiais sinterizados, desenvolvendo e liderando vários trabalhos com os setores industriais do país.