O curta-metragem Marcovaldo, feito em Pelotas com o apoio da UFPel, participa da 13a. edição do Festival Latino-Americano de Cinema, que ocorre de 23 de março a 3 de abril em Marselha e região, na França. O curta foi um dos 8 selecionados para a mostra competitiva e está disputando com filmes de diferentes países o Prêmio “Colibri de Ouro”. Marcovaldo foi o único curta brasileiro selecionado para este importante Festival. Segundo a Diretora Artística do Festival, Claudia Baricco, “os curtas-metragens nos mostram que dez minutos é suficiente para criar um mundo quando se tem talento e algo a dizer”.
Marcovaldo é uma produção da Moviola Filmes e foi realizado de forma independente, sem qualquer patrocínio, mas contando com apoio da comunidade, de empresas locais e da UFPel, sendo projeto de extensão do Curso de Cinema. O curta foi dirigido pela professora do curso de cinema da UFPel, Cíntia Langie, junto com Rafael Andreazza.
A obra, que teve produção 100% local, incluída trilha sonora original, foi lançado em 14 de outubro de 2010 no Theatro Guarany, levando mais de mil pessoas à estreia e vem fazendo carreira em festivais do Brasil e do mundo, onde recebeu prêmios como o de Melhor Fotografia em Petrópolis/RJ, Menção Honrosa em Fernando de Noronha/PE e Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular em Parauapebas/PA. Além disso, foi eleito por voto popular em Montevidéu, como um dos curtas a ser exibido no dia nacional do Cinema do Uruguai.
Atualmente a Moviola Filmes está em fase de produção de dois documentários - um sobre o chorinho do Bar Liberdade e outro sobre a paixão sobre o Carnaval. Além disso a equipe prepara o lançamento do já finalizado documentário sobre o Festival de Jazz de Pelotas - previsto para o mês de maio desse ano. Para outras informações, acesse o site da produtora no endereço www.moviolafilmes.com.