UFPel inaugura Núcleo de Geologia em Pinheiro Machado

18 de Março de 2011

O reitor da UFPel, Cesar Borges, e o prefeito de Pinheiro Machado, Luís Fernando Leivas, inauguram às 19h desta segunda-feira(21), naquela cidade, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geologia da Universidade. O órgão, que estará sob a coordenação do professor Ewaldo Soares, será o primeiro a compor o que se constituirá no futuro campus Pinheiro Machado da UFPel e funcionará em dois andares do espaço da antiga estação rodoviária do município, na rua Ary Dutra.

A região tem enorme potencial na área geológica, o que fez a Universidade firmar convênios para ações nesta área com prefeituras de municípios como de Pinheiro Machado, Hulha Negra, Candiota, Piratini e Pedras Altas. Acadêmicos dos cursos de engenharia do petróleo e engenharia geológica receberão aulas e cumprirão atividades práticas nestes municípios, em função das atividades planejadas.

O projeto da UFPel, conforme o reitor Cesar Borges, é instalar mais cursos de educação superior em nível tecnológico nesta região. Já está em funcionamento, com 44 vagas, o curso de tecnologia em gestão ambiental, sob a coordenação do professor Erico Kundé.