Novidades no Programa Vizinhança

17 de Março de 2011

Em reunião nesta quarta-feira (16), o Programa Vizinhança apresentou mais dois projetos para a comunidade do entorno do campus Porto da UFPel.

O primeiro deles é a ampliação de atendimentos odontológicos para a comunidade. Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna já estão recebendo tratamento odontológico completo na Faculdade de Odontologia da UFPel desde 2010. Em 2011 a ação será ampliada para a comunidade da Vila Perret.

O atendimento será feito por estudantes do último semestre do curso, dentro do Programa de Estágio de Saúde Bucal Coletiva (ESBC). Segundo a coordenadora adjunta do Programa, professora Elisabete Kasper, a Faculdade de Odontologia fará cerca de cem atendimentos por semana dentro do Vizinhança. “O tratamento odontológico da comunidade será completo, abriremos mais vagas apenas quando um paciente receber alta”, disse.

_mg_9343.jpgEm 2010, todos os 585 alunos da Escola Ferreira Vianna foram examinados, sendo que 40% foram diagnosticados como alto risco e estão recebendo tratamento completo. “Essas crianças serão adultos sem problemas dentários”, disse a coordenadora.

A outra novidade é o trabalho de educação ambiental que será promovido pela Coordenadoria de Gestão Ambiental, em parceria com o Instituto de Química e Geociência, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Instituto de Biologia. O primeiro tema a ser trabalhado na comunidade será o lixo.

capa_manual-ambiental1-216x300.JPGO trabalho acontecerá através da distribuição do livro “Manual Ambiental para Instituições de Ensino Fundamental e Médio”, lançado pela UFPel com o objetivo de provocar a discussão e reflexão sobre as questões ambientais junto a comunidade escolar. O trabalho será realizado nas escolas Ferreira Vianna, Felix da Cunha, Carlos André Laquintinie e Doutor Francisco Simões. Além da distribuição, serão realizadas gincanas, oficinas e simulações com a intenção de despertar a curiosidade e interesse dos estudantes na separação do lixo.