Às 14h desta terça-feira, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, o governador do Estado, Tarso Genro, preside sessão de posse e instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDes-RS), integrado por 90 representantes de diversos segmentos da sociedade gaúcha, além de representantes do próprio governo.
Entre os conselheiros ligados à área de Educação, está o reitor da UFPel, professor Antonio Cesar Gonçalves Borges. O ato contará com a presença da secretária nacional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Esther Bemerguy.
Logo após a solenidade, ocorrerá uma reunião para apreciação da proposta da 1ª Carta de Concertação, aprovação do Termo de Referência, do Regimento Interno, entre outros temas. Os trabalhos serão coordenados pelo governador Tarso Genro, juntamente com o secretário executivo do CDes, Marcelo Danéris.
Segundo Danéris, a Carta de Concertação dá início ao debate sobre os elementos necessários ao desenvolvimento e deverá ser aprovada na segunda reunião, prevista para maio. Os temas do documento incluem o aprofundamento da democracia, a recuperação das funções públicas do Estado, a ampliação do ritmo de crescimento econômico com aumento dos investimentos, melhoria da infraestrutura e a integração à dinâmica nacional de forma ativa e cooperada.
Para criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no Estado, Tarso Genro se inspirou na versão federal do órgão, formatada por ele como ministro do governo Lula. Com um mandato de dois anos e liberdade até mesmo para criticar os atos do governo, os 90 conselheiros estão distribuídos nas segmentos: Agricultura, Cooperativismo, Direito, Educação, Empresários, Esporte e Artes, Medicina, Pecuária, Sindicatos e Entidades de Classe, Religião, Outros.
Além do reitor Cesar Borges, Pelotas está representada pelo diretor-presidente da Lifemed, Franco Pallamolla.