Pós em Organizações e Mercados tem primeira defesa de dissertação

14 de Março de 2011

A primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) acontece na próxima quinta-feira, 17, às 14h. Trata-se da dissertação “Dois ensaios sobre taxa de formação de empresas: uma análise para os municípios gaúchos” do estudante Gabrielito Rauter Menezes.

O PPGOM foi criado em 2008, a partir da junção de esforços de doutores dos departamentos de Ciências Sociais Agrárias (FAEM) e de Economia (ICH) da Universidade Federal de Pelotas. O programa tem como objetivo central o estudo dos fenômenos relacionados às dinâmicas intra e inter-organizacionais, em seus níveis micro, meso e macroeconômicos. Do ponto de vista teórico a área de concentração relaciona-se particularmente com os ramos da Economia Aplicada (especificamente no âmbito da economia dos mercados, das organizações e do desenvolvimento).

O professor Mario Duarte Canever, orientador do trabalho, destaca a importância da conclusão do primeiro mestrado do programa. “A defesa desta dissertação é um marco importante para a construção científica na área de economia no interior do estado do Rio Grande do Sul”.

Os inscritos para o PPGOM, que nos primeiros três anos foram 35, se multiplicarão nos próximos anos pela adoção do processo seletivo gerido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia –ANPEC. O programa pretende continuar a gerar recursos humanos locais capazes de utilizar e criar conhecimentos no âmbito das organizações dos mercados e do desenvolvimento.