Hospital Escola recebe calouros de Medicina

11 de Março de 2011

trote-solidario-famed.JPG Na tarde da última quinta-feira (10), o Hospital Escola recebeu na sala Acadêmica Prof. Carlos Saul, 36 calouros do curso de Medicina da UFPel. Durante a acolhida, os estudantes, juntamente com o DANK, fizeram a doação de fraldas descartáveis, que foram entregues as assistentes Sociais do Serviço Social do hospital, e que irão ser destinadas às famílias mais necessitadas.

Em uma iniciativa do Departamento de Educação do Hospital Escola, a partir desse ano toda a acolhida será revertida em beneficio do hospital. Nesta ação, foi solicitado aos alunos a doação de qualquer valor em dinheiro. No total, foram arrecadados R$ 300,00 reais e toda verba destinada para compra de fraldas.

Para saber a necessidade do hospital no momento, o Departamento de Educação entrou em contato com o Serviço Social, que comunicou a necessidade das fraldas, que além de serem de alto custo, alguns pacientes tem uma permanência maior e nem sempre o hospital tem condições de fornecer.

A Gerente do Departamento de Educação, Alessandra Castro, agradeceu aos alunos, que abraçaram esta iniciativa e ressaltou que esta é uma ação social e educativa. “É importante também para que os estudantes compreendam a realidade do hospital”, comentou.

As Assistentes Sociais Lucia Py Crespo e Marly Farias receberam a doação e explicaram que por ser o único hospital da região 100% SUS, existem algumas dificuldades.  “Muitas gestantes não tem nem roupa para trocar o bebê, muito menos fraldas. Elas serão muito bem-vindas”, comentaram. Elas ressaltaram que além das fraldas pediátricas, o hospital também necessita de fraldas geriátricas.

Segundo Gustavo e Gabriele, secretários do DANK, o trote solidário será feito em três etapas. A primeira foi a arrecadação dinheiro para as fraldas, a segunda será a doação de sangue e cadastramento para doadores de medula óssea e a terceira será uma ação em parceria com o SIMERS, de arrecadação de alimentos não perecíveis em supermercados, para serem doados, entre outros locais, para o SAE, da Faculdade de Medicina, que atende pacientes com HIV/Aids.