UFPel abre semestre letivo e mantém crescimento

9 de Março de 2011

reitor-cesar-borges.JPG A Universidade Federal de Pelotas começa nesta quinta-feira(10) o primeiro semestre letivo de 2011. São 14,5 mil estudantes de graduação que passarão a ocupar salas de aula, laboratórios e bibliotecas espalhadas nos diversos campi da Instituição, em Pelotas e no Capão do Leão. As aulas na Odontologia iniciam na segunda-feira, 14. Conforme o reitor Cesar Borges, a Universidade continuará a crescer, não somente em infraestrutura, mas também em recursos humanos.

Os reitores das instituições federais de ensino superior, relatou Borges, reunidos em Brasília, receberam do Governo Federal a garantia que o contingenciamento de recursos do orçamento da União não afetará as obras e a criação de novos cursos nas universidades em 2011.

Neste ano letivo que começa, disse o reitor, a UFPel está passando por um processo de reestruturação administrativa interna que agilizará as atividades acadêmicas na áreas de informática, gestão e de seleção de pessoal. Borges destacou ainda o incremento na internacionalização da Universidade em 2011, através da realização em Pelotas, no segundo semestre, de seminários com a União Europeia e com o Mercosul.

O reitor ressaltou também o começo das atividades do Centro Regional de Referência em Crack e Outras Drogas, com abrangência em 11 municípios e atingindo uma população de 500 mil pessoas.

Mais unidades no Porto

Ao longo deste primeiro semestre, o campus Porto, que funciona no antigo frigorífico Anglo, passará a receber também cursos como os de Economia, Administração, Turismo, Química de Alimentos e Processos Gerenciais, entre outros que poderão ser transferidos para o local. Além da Reitoria, já funcionam no campus Porto o Centro de Letras e Comunicação e as Faculdades de Enfermagem e de Nutrição. Também neste semestre, devem ser inauguradas as novas instalações do Gabinete da Reitoria, no terceiro andar do prédio.