Aprovado o Doutorado em Química

9 de Março de 2011

No Ano Internacional da Química, a UFPel tem muito a comemorar. Em reunião realizada nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o CTC da CAPES aprovou a criação do nível de Doutorado no PPG em Química. O curso deverá ter seu primeiro ingresso ainda neste semestre e pretende formar recursos humanos qualificados, nível doutorado, para atender às demandas da metade sul do RS na área de química.

Breve Histórico

O Doutorado em Química da UFPel é fruto de um trabalho que começou há 4 anos, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) nível Mestrado. A criação do Mestrado, aprovado em 2006 e implementado em 2007, marcou o início de uma nova era no ensino e pesquisa em Química na UFPel. Atraídos pela possibilidade de orientação na Pós-Graduação, vários jovens doutores químicos ingressaram na UFPel e foram imediatamente incorporados ao PPGQ. A criação do curso de Química Industrial em 2008, idealizado pela Profª Ruth Néia Teixeira Lessa, dentro do projeto REUNI da UFPel, viabilizou a ampliação qualificada do quadro docente com atuação na área de química, elevando significativamente a qualidade de oferta do Mestrado em Química.

Entre os docentes recentemente contratados e que fazem parte da proposta de Doutorado, estão os seguintes professores: Anderson Schwingel Ribeiro (Analítica), Daniela Bianchini (Inorgânica), Diego da Silva Alves (Orgânica) e Mariana Antunes Vieira (Analítica). Somado à ampliação do quadro docente, foram investidos recursos na ampliação e melhoria da área física e na aquisição de equipamentos, através do apoio da Administração Central, via Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPPG) e de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD).

A participação de docentes do PPGQ em projetos institucionais, como o CT-INFRA, PAPG-IFES e Pró-Equipamentos permitiu, entre outros avanços importantes, a criação da Central Analítica da UFPel que, quando em operação plena, dará suporte não só à química, mas às diversas áreas da pesquisa da UFPel que necessitam de análises químicas.

Além dos projetos institucionais, os docentes do PPGQ captaram nos últimos anos recursos junto à FAPERGS (PRONEX, ARD, Pesquisador Gaúcho, Bolsas de IC, PAPG-Casadinho, PROADE), CNPq (Bolsas PQ, Edital Universal, Editais Especiais, Bolsas de IC, de Mestrado, PDJ e de apoio técnico), CAPES (PRODOC, PNPD), SCT-RS (PROCOREDES), FINEP e Sociedade Americana de Química (Green Chemistry Institute). Estes projetos individuais, nos quais os docentes atuam como coordenadores ou colaboradores, tem garantido os recursos necessários para o desenvolvimento das suas atividades de pesquisa.

Como consequência direta dos esforços dos docentes, alunos e funcionários ligados ao PPGQ, o Programa atingiu, já no seu primeiro triênio de funcionamento, conceito 4 na CAPES. Este conceito é um dos pré-requisitos para que um Programa de Pós-Graduação possa pleitear o nível de Doutorado. É importante destacar que o PPGQ-UFPel já havia enviado uma proposta de criação de Doutorado em 2009, na modalidade de associação ampla com o PPGQTA-FURG, mas na época a proposta não foi recomendada pela CAPES.

O PPGQ já titulou 35 Mestres em Química e vários deles estão atuando no mercado de trabalho como professores e pesquisadores, enquanto outros estão atualmente realizando seu doutoramento em universidades como a USP, UNICAMP, UFRGS, UFSM e UFSC. A possibilidade de oferecer o nível de doutorado na UFPel permitirá que os egressos do Mestrado possam permanecer aqui para realizar seu doutorado, evitando assim o êxodo dos alunos para outras IES. A possibilidade de formar doutores em Química na UFPel viabilizará a fixação de profissionais qualificados para atuar no ensino e pesquisa em química e que contribuirão para soluções para os problemas regionais, catalisando o desenvolvimento da Metade Sul do RS.

Além da Profª Ruth Néia Teixeira Lessa, o PPGQ agradece ao apoio dos professores que colaboraram de forma efetiva na ampliação qualificada do quadro docente com atuação na área de química e no aumento e melhoria da infra-estrutura destinada aos alunos dos cursos de química da UFPel: Professores Sérgio Luiz dos Santos Nascimento – Diretor do IQG, Jorge Luiz Martins – Chefe do DQAI e Alzira Yamasaki – Coordenadora dos Cursos de Química Bacharelado e Química Licenciatura da UFPel.

Por fim, o PPGQ agradece aos professores que acreditaram que era possível a criação do nível de Doutorado e que participaram da proposta enviada e aprovada pela CAPES: Anderson Schwingel Ribeiro, Daniela Bianchini, Diego da Silva Alves, Eder João Lenardão,Flavio Pavan (UNIPAMPA), Gelson Perin, Irene Teresinha Santos Garcia (UFRGS), Lucielli Savegnago, Mariana Antunes Vieira, Maria Regina Alves Rodrigues, Raquel Guimarães Jacob e Wilhelm Martin Wallau.