Docente do curso de Dança e coordenador do Núcleo de Folclore da UFPel, o professor Thiago Amorim foi convidado a fazer parte do Comitê IOV-Brasil (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares), no cargo de Subsecretário da Secção Pelotas-RS.
O IOV é uma organização mundial de pessoas e instituições que trabalham com o objetivo de preservar e promover todas as formas de arte popular. Fundada na Bélgica em 1979, está registrada sob as leis da Áustria, onde o escritório da Secretaria do IOV está localizado. É uma das poucas organizações não-governamentais (ONG’s) do mundo dedicada exclusivamente à promoção e preservação da cultura tradicional. Desde 1983, mantém relações oficiais com a Unesco.
A Organização Internacional de Arte Popular (IOV-Brasil e América do Sul) realizadora e organizadora de festivais nacionais e internacionais de Folclore salientou a grande satisfação de receber o professor da UFPel como subsecretrário da organização. Segundo o secretário geral do IOV-Brasil, Antonio Vieira, “trata-se de uma pessoa que respeita, valoriza e divulga toda a forma de arte popular através de seu trabalho, que tem por objetivo principal resgatar e divulgar a cultura folclórica”.