II Fórum Internacional de Contadores de Histórias: Tu me conheces? Eu te conheço!

13 de Dezembro de 2010

cartaz-terceiro-forum-2.jpg Nestas quarta e quinta-feira(15 e 16), o Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade (NALS) e o Núcleo de Documentação Histórica (NDH), da Universidade Federal de Pelotas e os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em História (PPGH) e em Ciências Sociais(PPGCS)  promoverão o “II Fórum Internacional de Contadores de Histórias”, que acontecerá  na antiga Fábrica da Laneira, no bairro Fragata em Pelotas Pelotas.

O Fórum terá a participação de representantes das entidades carnavalescas de Pelotas, professores e técnico-administrativos da UFPel, artistas de diversas áreas, entre estes a presença que dá voz a perspectiva do grupo que é a da artista pelotense Giamarê, além  de outros convidados especiais.

Especial destaque merece a presença dos convidados uruguaios. Entre estes o pesquisador de narrativas populares Nestor Ganduglia que virá apresentar o vídeo - “Candombe”, Beatriz Santos  representando  a Casa de  Cultura Afrouruguaia  e o professor  Guillermo Ceballos que faz parte do   o  Taller de Percusión. Huracán Buceo de Montevidéu e fará uma mostra do trabalho que realzia entre nós.

As inscrições para o fórum podem ser feitas pela internet  (http://contadoresdehistoriasufpel.blogspot.com/) ou no campus das Ciências Sociais da UFPel, onde há uma mesa de inscrições, das 18h às 21h.

Mais informações, pelo telefone (53) 3284-5533, (53) 91355415 .

Dia 15 de dezembro:

17h 30min  às 19 horas: Credenciamento19 às 20 horas: Abertura 20 às  22 horas: Roda de Candombe- Apresentação do Vídeo “Candombe” (Nestor Ganduglia – SIGNO Centro Interdisciplinario – Montevideú/ Uruguai)- Beatriz Santos (CECUPI – Montevidéu/ Uruguai. Integra o Grupo de Gestão da Casa de  Cultura Afrouruguaia AECIC/IMM) - Oficina de Candombe (Guillermo Ceballos - Taller de Percusión. Huracán Buceo - Montevidéu /Uruguai)22 às 22h30min: Encerramento Cultural da noite.Dia 16 de dezembro:08h30min às 11:30 horas: Roda do Carnaval de Assalto (Griô  Dona Syrlei Amaro)14 às 16 horas: Roda da memória: o carnaval e a cidade (Álvaro Barreto, ISP- UFPel , Aristeu Lopes ICH - UFPel, Beatriz Loner, ICH - UFPEL , Georgina Nunes, FAE- UFPel,  Lorena Gill, ICH - UFPEL, Mário Maia, IAD - UFPEL.

16  às 18  horas: Rodas de apresentação de trabalhos.
Roda 1 – Identidade e Memória (Coordenadora: Lorena Almeida Gill)
Roda 2 – História, Cultura e Práticas Populares (Coordenador: Luis Carlos Rigo)
Roda 3 – Educação, Diversidade e Conhecimento no Cotidiano (Coordenadora: Denise Bussoletti)
Roda 4 – Arte e Expressão Popular (Coordenadora: Fabiane Tejada)
Roda 5 – Espaço, cultura e mobilizações sociais (Coordenadora: Rosa Lucas)

20 às 21h 30min – Roda do Carnaval (Representantes das Escolas de Samba da Cidade de Pelotas)

21h30min às 23 horas: Encerramento Cultural.

Seção: Eventos · Notícias