Vizinhança realiza Oficina de Arborização Urbana na Escola Ferreira Viana

9 de Dezembro de 2010

131.jpgO Programa Qualificação Urbana Participativa na Balsa, dentro do Programa Vizinhança da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizou na tarde desta quarta-feira (8) mais uma atividade em conjunto com a comunidade da Escola Ferreira Viana, a Oficina de Arborização Urbana.1.jpgDurante a Oficina os alunos da Escola plantaram 40 mudas de árvores frutíferas, fornecidas pelo CAVG, e outras mudas ornamentais, fornecidas pela equipe do Programa. O terreno foi preparado com a parceria da Prefeitura do campus Porto e o professor Gilberto Delmari Alves orientou as atividades de plantio.

A Oficina é coordenada pela professora Suzana Lanzetta, da Faculdade de Administração e Turismo e pelos estagiários Andre Galli e Ernesto Muñoz.

O Vizinhança tem um caráter interdisciplinar, integra atividades de ensino e extensão entre todos os cursos e com a comunidade do entorno do campus Porto. Quem tiver interesse em participar do projeto pode entrar em contato pelo telefone 3284.5507 ou pelo e-mail naurb.ufpel@gmail.com.

Qualificação dos Espaços Coletivos

Além dessa iniciativa, também será instalado novo parque infantil, fornecido pelas oficinas da Prefeitura Municipal de Pelotas. Esta ação faz parte de um processo de qualificação dos espaços coletivos através de arborização e educação ambiental que será estendido para as vias públicas no momento em que o processo de colocação de infraestrutura e pavimentação for iniciado pela Prefeitura Municipal, conforme o planejamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) do Governo Federal.

O desenho urbano das vias e o projeto de pavimentação foi concebido pela Secretaria de Obras em conjunto com a equipe do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo da UFPel (NAUrb) com base nos estudos sobre a área realizados pelos alunos da disciplina de Projeto VII. Coordena o Projeto a professora Nirce Saffer Medvedovski, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com a colaboração das estagiarias Valentina Rigon Machado, Luiza Baggio e Greice Linassi e as alunas Andressa Cezimbra Reichow e Jessica Saraiva.