Vizinhança oferece tratamento odontológico para estudantes da Balsa

3 de Dezembro de 2010

_mg_9343.jpgOs alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna estão recebendo tratamento odontológico completo na Faculdade de Odontologia da UFPel. A ação é promovida pelo Programa Vizinhança que tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a comunidade do entorno do Campus Porto, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

O atendimento é feito por estudantes do último semestre do curso, todas as quintas-feiras, dentro do Programa de Estágio de Saúde Bucal Coletiva (ESBC). Segundo a coordenadora adjunta do Vizinhança, professora Elisabete Kasper, a UFPel disponibilizou um ônibus para fazer o transporte das crianças até a Faculdade de Odontologia. “Oferecer o transporte foi essencial para que as crianças seguissem o tratamento, pois antes existia uma dificuldade de concretizar o atendimento, muitos faltavam por não ter dinheiro para o ônibus”, explicou.

Todos os 585 alunos da Escola Ferreira Vianna foram examinados, sendo que 40% foram diagnosticados como autorisco e receberão tratamento completo. “Já atendemos 87 alunos e 60% já tiveram alta clínica. Essas crianças serão adultos sem problemas dentários”, disse a coordenadora.

O ESBC ainda prevê ações de Educação em Saúde fora das instalações da Universidade. Neste sentido, os estudantes da UFPel visitam as escolas fazendo o diagnóstico da necessidade de tratamento, planilha com classificação de risco das crianças, palestras educativas e distribuição de escovas de dentes.

Dentro do planejamento do Programa Vizinhança e da Faculdade de Odontologia para 2011 esta ação será aprimorada e poderá ser ampliada para outras escolas e até mesmo para a comunidade.