Centro de Micologia Veterinária terá instalações definitivas em 2011

2 de Dezembro de 2010

presentation1.jpg O grupo de pesquisa MICVET (Centro de Pesquisa e Diagnóstico em Micologia Veterinária) pertencente ao Laboratório de Doenças Infecciosas do Departamento de Veterinária Preventiva da Faculdade de Veterinária, coordenado pelo professor Mário Carlos Araújo Meireles, passará a ter instalações definitivas , situadas no prédio da Faculdade, na antiga reitoria, campus Capão do Leão.

A transferência total do laboratório está prevista para 2011, após a readequação do prédio da antiga reitoria às necessidades dos laboratórios que ainda permanecem localizados no prédio da Embrapa (comodato). A adequação do atual espaço que está sendo ocupado pelo MICVET só foi possível com o apoio da administração central da UFPel, através do reitor Cesar Borges, dos pró-reitores Élio Paulo Zonta (Administrativo) e Mário Renato Cardoso Amaral (Infraestrutura), e do prefeito do campus Capão do Leão, Clovis Rosler de Souza.

O MICVET, que inclui o Grupo de Pesquisa em Micologia (credenciado pelo CNPq) está inserido dentro da disciplina de Doenças Infecciosas e tem como prioridades, o ensino da micologia (fungos, micoses, micotoxinas e micotoxicoses) nos programas de graduação e pós-graduação em Veterinária, pesquisas na área de atuação do grupo com os temas: doenças fúngicas, fatores de patogenicidade dos fungos, testes de suscetibilidade aos antifúngicos e prospecção de produtos naturais.

O órgão também realiza atividades de extensão universitária, através de projetos específicos junto a comunidade e prestação de serviço em conjunto com o Laboratório Regional de Diagnóstico (LRD) no diagnóstico micológico para médicos veterinários da região sul do Rio Grande do Sul. O Laboratório conta com equipamentos de última geração para identificação de bactérias gram negativas e gram positivas e de leveduras e para a realização de antibiogramas e antifungigramas.